segunda-feira, 11 de maio de 2009

Universidade Aberta – UnB

Disciplina: LPT

Professor: Erinaldo de Oliveira Sales

Aluna: Ana Nair Fleury Valle de Brito



ANÁPOLIS

Anápolis é a cidade mais importante do interior do Estado de Goiás, localizada no Planalto Central do país. Município conhecido por sua condição de divisor de águas. São centenas de nascentes de água mineral espalhadas ao longo de seu território, formando córregos ribeirões e rios que correm em três direções distintas: Bacia do Araguaia e Tocantins, Bacia de São Francisco e Bacia do Paranaíba e Paraná. As três bacias nascidas em solos anapolinos.

SUA HISTÓRIA

Final do século XIX

A história conta que viajantes, como os franceses Saint-Hilaire e Francis Castelnau escreveram belos artigos sobre a região. Vários outros fizeram referências com elogios ao lugar, destacando suas terras férteis, muita água e a presença de grandes fazendas de gado. As fazendas atraíram gente de todos os cantos, principalmente de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Sua localização estratégica permitia a passagem de grandes caravanas com destino às comunidades existentes desde os tempos do Império.


Muitas dessas caravanas chegavam ao vale e não prosseguiam a viagem, fixando-se na futura comunidade. Diz-se que uma dessas caravanas era chefiada por Ana das Dores, oriunda de Jaraguá, que se dirigia à capital da Província, Cidade de Goiás. Fala-se de uma lenda que um dos animais da tropa, que tinha da carga uma imagem de Santana, empacou, o que foi como interpretado como desejo da Santa em permanecer no local. Daí para a construção de uma capela foi rápido. Depois, vieram as festas religiosas, surgiram as pequenas casas e comércios, depois a organização administrativa, a criação da Freguesia, da Vila e, finalmente, da Cidade.


Anápolis recebeu o título de Capital Econômica de Goiás e sempre manteve essa liderança em toda região desde que os primeiros moradores aportaram em seu território. Da atividade agropastoril, com destaque para criação de gado leiteiro e de corte, e o plantio de café, na época áurea do produto, as propriedades rurais, em pouco tempo, se destacaram também nas lavouras de arroz, diversificando-se posteriormente. A agroindústria não demorou a chegar, e foi inevitável a implantação do maior centro beneficiador de cereais de todo o Planalto Central.

A cidade se constituiu no maior centro atacadista do interior brasileiro. Destacam-se nesta arrancada econômica dois importantes fatos: as construções de Goiânia e de Brasília para as quais o município foi o principal fornecedor de mão-de-obra e, principalmente, de material para a construção civil. Começaram a surgir indústrias como as de cerâmicas, os frigoríficos e outros empreendimentos na região.

CRONOLOGIA

1870 – Chegou na comunidade o Fundador do Município, Gomes de Souza Ramos, filho de Ana das Dores.

1873 – Em 06 de agosto, surgiu a Freguesia (paróquia) de Santana das Antas.

1887 – A Freguesia foi elevada a categoria de Vila.

1892 – Instala-se a primeira junta administrativa da Vila sob comando de José da Silva Batista (Zeca Batista).

1893 – Foi eleito o primeiro intendente (prefeito) da Vila, Lopo Souza Ramos.

1904 – Chega o Mestre Esperidião, iniciando a educação musical na Vila. Depois, foram organizados conjuntos de jazz, banda e uma série de outras manifestações musicais.

1907 – Em 31 de Julho, a Vila foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Anápolis.

1914 – Foi criada a Comarca de Anápolis, tendo o Dr. Gastão de Deus Vitor Rodrigues como primeiro Juíz.

1920 – Foi inaugurada a primeira estrada de rodagem, ligando Anápolis a Roncador, com passagem por Bonfim (hoje, Silvânia).

1924 – Instala-se a primeira rede de energia elétrica.

1929 – Circula o Correio de Anápolis, primeiro jornal da cidade.

1930 – Fundação do primeiro Grupo Escolar.


1931- A Escola Normal é implantada.

1933 – A Escola de Enfermagem Florence Nightingale foi fundada, por iniciativa do médico James Fanstone.

1935 – Inaugurada a estrada de ferro de Goiás. Este acontecimento contribuiu para um considerável progresso no comércio da cidade.

1946- Ermett Simonett implantou a rádio Carajá.

1947 – Foi criada a Filarmônica Municipal Joaquim de Ascenção Ferreira. Dez anos mais tarde nasceu a Lira de Prata de Santana, reconhecida como uma das melhores bandas da cidade.

1950 – A cidade ganhou vários estabelecimentos de ensino especial, o principal deles foi a escola “Roberto Mange”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

1956 – Fundação da Biblioteca Municipal Zeca Batista.

1961- Implantação da primeira Faculdade de Filosofia, Bernardo Saião.

1972 – Implantação da Base Aérea de Anápolis, que trouxe para a cidade grande progresso e desenvolvimento, pela circulação de recursos e, ainda, pelo ingresso de tecnologia de ponta.


Hoje, a Base Aérea alcançou mais um significativo grau na escala de importância na Defesa Nacional. Ela passou a ser sede de um dos principais núcleos do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia).

1976 – Foi inaugurado o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), que atraiu e continua atraindo empresas de todo o país, gerando crescimento na economia da cidade.

1980 – Foi inaugurada a TV Tocantins, primeira estação de televisão da cidade.

1999 – Criação do Porto Seco, ponto licenciado pela Receita Federal para promover movimentos de exportação e importação de mercadorias no interior do país. Anápolis se consolida como a capital goiana da Logística e uma das melhores cidades do Brasil para o setor da distribuição de cargas e mercadorias.

2000 – Foi instalada a Plataforma Tecnológica do Arranjo Produtivo Farmacêutico de Goiás, no DAIA. No mesmo ano foi oficialmente consolidado e aprovado o Programa de Desenvolvimento Tecnológico do Pólo Farmacêutico.

2000 – Nasceu a UEG, Universidade Estadual de Goiás. Atualmente, a cidade conta com 10 instituições de educação superior, como: UniEvangélica, Faculdade Anhanguera, Fibra, Raízes, entre outras, que oferecem, em conjunto, mais de 50 cursos diferentes de graduação e pós-graduação. Anápolis tornou-se, assim, a verdadeira cidade universitária de Goiás.



Prefeitos de Anápolis

José da Silva Batista

Lopo de Souza Ramos

Antônio Pereira S. Dutra

Manuel Francisco da Abadia

Antônio Crispim de Souza

Moisés Augusto de Sant’Ana

Américo Borges de Carvalho

Joaquim Prudêncio Batista

Cristóvão Campos

Odorico da Silva Leão

Graciano Antônio da SAilva

Adalberto Pereira Silva

João Luiz de Oliveira

Irani Alves Ferreira

José Fernandes Valente

Elizeu Jorge Campos

Manuel Demóstenes Barbo de Siqueira

Joaquim Câmara Filho

José do Couto Dafico

Plínio A. Gonzaga Jaime

Adahyl Lourenço Dias

Balthazar dos Reis

Carlos de Pina

Plácido de Campos

Sócrates Mardocheu Diniz

Heli Alves Ferreira

Jonas Ferreira Alves Duarte

Raul Balduíno de Souza

Henrique Antônio Santillo

José Batista Jr.

Irapuan Costa Jr.

Eurípedes B. Junqueira

Jamel Cecílio

Lincoln Gomes de Almeida

Decil de Sá Abreu

Wolney Martins de Araújo

Fernão Ivan José Rodrigues

Olímpio Ferreira Sobrinho

Anapolino Silvério de Faria

Adhemar Santillo

Ernani José de Paula

Pedro Fernando Sahium

Antônio Roberto Gomide.

Referências bibliográficas:

  • Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

Jurandyr Pires Ferreira

IBGE - Rio de Janeiro 1958

  • Personalidades

Sociedade Cultura Industria Comercio

Anápolis 2004

Vander Lucio Barbosa da Silva e

Nilton Pereira

  • Se Liga no Futuro

Superintendente Executiva Criação e Coordenação:

Andréa Aurora Guedes Vecci

Setembro 2004

  • Anápolis 100 Anos de Historia

Pesquisa e Roteiro: Júlio Sebastião Alves

Ano:2007 AM comunicações integradas

Realização: Prefeitura de Anápolis



Nenhum comentário:

Postar um comentário