quinta-feira, 7 de maio de 2009

Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis é uma unidade de suporte pedagógico mantido pelo poder Público Estadual, e administrado pela Secretaria da Educação, vinculado à Coordenação de Educação a Distância, como estabelece o decreto nº4985 de dezembro de 1998.
O núcleo de Tecnologia é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de ações que possibilitem o uso pedagógico e integrado das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), formação de professores, nas modalidades presenciais e a distância, além de assessorar, acompanhar, monitorar, avaliar, pesquisar e garantir assistência pedagógica das Unidades Escolares quanto ao uso pedagógico das TIC, em consonância com os programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, Ministério da Educação (MEC) e Instituições Parceiras.
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis atende às Subsecretarias Regionais de Educação de Anápolis e Planaltina totalizando 188 (Cento e oitenta e oito) Unidades Escolares nos seguintes municípios: Abadiânia, Água Fria, Alexânia, Águas Lindas, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho, Corumbá, Goianápolis, Mimoso, Nerópolis, Padre Bernardo, Petrolina, Pirenópolis, Planaltina, Ouro Verde, Terezópolis, Santo Antonio do Descoberto.
O NTE Anápolis atende às Unidades Escolares Com:



Programas e Cursos desenvolvidos pelo NTE

Programa de Formação Inicial Para
Professores em Exercício na Educação Infantil.
Curso a distância, em nível médio, na modalidade normal que habilita
docentes da Educação Infantil.

Curso Técnico de Formação para os
Funcionários da Educação.
Tem como objetivo formar os trabalhadores em educação, não docentes, para o exercício profissional.


Cursos*Introdução à Educação Digital
*Tecnologias na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TIC



TV ESCOLA / SALTO PARA O FUTURO: TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Programa dirigido à formação de professores da Educação Básica e ao enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.
Conta com um acervo de mais de 5.000 vídeos, que podem ser locados.
O Programa Salto para o Futuro é um programa de Educação a Distância da TV Escola, que tem como objetivo principal a formação continuada dos professores. É apresentado por série com duração de 5 horas.




É um curso presencial e com estudos individuais, visando capacitar as pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE )


Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura / escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.

B – Cursos como:
HASAS – Habilidades em Softwares Assistivos
Curso elaborado como uma das ações do Projeto LETRAS (Laboratório de Estudos em Tecnologias e Recursos Assistivos) no sentido de realizar a formação de professores do NTE, equipe multidisciplinar da Subsecretaria, Profs. Recursos e Dinamizadores, sobre uso/aplicabilidade de softwares, tecnologias assistivas, recursos de comunicação alternativa e ampliada, interação e acessibilidade de alunos e professores com necessidades educacionais especiais.
b- Uso Integrado das Tecnologias no Contexto Educacional
c – Introdução à Educação Digital
d- Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs
C – Projetos:
a- Literavest
b- Literavídeo
c- Novos Saberes
O Projeto Novos Saberes tem como objetivo a integração e a socialização através de palestras e debates sobre os temas relacionados à terceira idade, além de trabalhar a auto-estima na perspectiva de uma inclusão digital.
D – Algumas das oficinas oferecidas pela equipe de professores do NTE:
a- Word na sala de aula.
b- Blog – blogando um conteúdo
c- Movie Maker /Editando filmes / PowerPoint
d- Criando uma página na Web / Front Page
e- Criando e hospedando no Linux
f- Excel na prática pedagógica – Conhecendo o HQ.
E muito mais!!!








Acadêmica: Marielza do Amaral Durães Fernandes


Bibliografia:
Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás 2009/2010
Goiânia, 2009 .
Portal do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário