sábado, 2 de maio de 2009

EXEMPLO SOBRE SAÚDE DA CIDADE DE ANÁPOLIS

Sobre a saúde na cidade de Anápolis Goiás, vale ressaltar o grande avanço na detecção e tratamento precoce de doenças neonatais, através da implantação da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que trabalha com a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, é fundamental no desenvolvimento da sociedade. Conhecer e praticar os direitos e deveres, estar presente e participar de atividades da família, da escola, do trabalho, da comunidade, de grupos sociais são formas essenciais de inclusão social.
A APAE de Anápolis foi o primeiro estabelecimento de atendimento especial da cidade, atendendo à necessidade da comunidade, o Rotary anapolino tomou a iniciativa de criar a instituição. Nasceria, em 6 de setembro de 1969, a entidade que hoje é referência em Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) no Estado de Goiás e que é constituída de três unidades em pleno funcionamento em prol da comunidade: Escola Maria Montessori, Ambulatório Multidisciplinar Especializado e Laboratório da APAE de Anápolis. Além disso, possui como missão Promover, com a participação da família, a prevenção e manutenção da saúde, reabilitação, formação e inclusão do deficiente intelectual na sociedade.
Sua primeira diretoria foi composta por nomes de rotaryanos, maçônicos e de movimentos religiosos como Munir Calixto, Henrique Fanstone, Idilberto Gomes, Antônio Caputo, Felipe Mattar, Paulo Gontijo, Wilton Sarmento, Luis de Lima, Ary Jacomossi, Mauá Cavalcante, Jamil Antônio, Aquiles de Pina Jr. e Padre Catão, entre outros grandes nomes da sociedade Anapolina.
Em março de 1970, a escola começou a funcionar em três salas cedidas pela Igreja Presbiteriana de Anápolis, ainda com professores leigos. Em junho do mesmo ano a Escola Maria Montessori (nome escolhido por uma comissão de diretores) já contava com 8 professoras e 43 alunos, motivo pelo qual foi preciso mudar para melhores acomodações. Sensibilizado, Dr. Henrique Fanstone cedeu um terreno na Rua Manoel D'Abadia, no centro da cidade.
Em agosto a escola já contava com 10 salas semi-adaptadas, vários salões e play-grounds, 14 professoras, diretora e 2 secretárias. Em novembro de 1971, a Apae de Anápolis deu início à construção de sua sede própria. Inaugurada em março de 1972, abrigou a escola por 26 anos. Contudo, Em agosto de 1994 a APAE criou o LABORATÓRIO DA APAE DE ANÁPOLIS, com a finalidade de prevenir a deficiência mental no Estado de Goiás através da realização do Teste do Pezinho. E em, Em 19 de novembro do mesmo ano o Laboratório foi oficialmente inaugurado. Já em 1998 a Escola Maria Montessori já usufruia das novas e modernas instalações, localizada no Setor Bouganville, nesta cidade. O antigo prédio da escola, após uma completa reforma e adaptação, passou a abrigar definitivamente o LABORATÓRIO DA APAE. Desta mesma forma em 2000 foi inaugurada oficialmente a Escola Maria Montessori em suas novas instalações, ofertando Educação Básica nos níveis de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, em forma interativa com as modalidades de Educação de Jovens e Adultos através das Salas Interativas e de Educação Profissional.
O AMBULATÓRIO MULTIDISCIPLINAR ESPECIALIZADO – AME – foi criado em junho de 2002. Funcionado anexo à escola, o AME é o serviço policlínico responsável pelo atendimento aos alunos da Escola Maria Montessori e àqueles detectados pelo Programa Estadual de Triagem Neonatal através do Teste do Pezinho. Oferecendo todos os serviços especializados necessários e contando com profissionais devidamente capacitados, o AME busca a diminuição das morbidades relacionadas às patologias congênitas, com redução das seqüelas, oferecendo um tratamento contínuo que atenda às necessidades de sua clientela. São mais de 400 alunos atendidos pela Escola e mais de 3.000 procedimentos ambulatoriais ao mês. O laboratório oferece exames gratuitos de triagem neonatal, exames laboratoriais e de DNA.
Vários projetos são desenvolvidos hoje na Apae de Anápolis, em prol dos alunos, pais e comunidade em geral. Todos visando uma melhor qualidade de vida e pode ser reconhecida como centro de excelência consolidado em pesquisa e atendimento à sua clientela.





Fonte: disponível em :http://www.apaeaps.org.br/serv.php?cod=2
Natália Barbosa

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito interessante, porque retrata de uma instituição muito importante para a cidade de Anápolis. Fico feliz em saber mais sobre a Historia dessa instituição que tanto colabora para nossa sociedade Anápolina.

    ResponderExcluir