sábado, 9 de maio de 2009

Escola em tempo integral






Projeto da Escola em Tempo Integral em Anápolis





Caracterização: Projeto Escola de Tempo Integral.



1.1 - Apresentação

Preocupada com o desenvolvimento humano e social de Anápolis, o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia investe em programas cujas propostas conduzem à uma escola de qualidade e que atenda às solicitações do mundo contemporâneo.
Neste contexto a Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Anápolis, sai pioneira neste Projeto de Escola de Tempo Integral, contribuindo para uma sociedade mas justa onde se respeita as diferenças.

1.2 - Tema

O Projeto da Escola de Tempo Integral desenvolvido pela Secretaria Municipal de educação visa atender crianças e adolescentes do 1° ano ao 5° ano de comunidades escolares com baixo poder aquisitivo, além de uma educação de qualidade que eles já recebem no ensino regular, baseando na proposta pedagógica no contra turno, como: orientação para o estudo, hora da leitura, experiência matemática, informática educacional, inglês, música, dança, atividades esportivas, pintura e desenho livre.
A Escola de Tempo Integral está inserida em regiões de Baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, e conta com dois períodos intercalados com três refeições: um lanche da manhã, almoço e um lanche pela tarde. A equipe docente e constituída de educadores da rede, obedecendo ao critério legal, instituído pela Secretaria Municipal de Educação.


1.3 - Justificativa

O ensino fundamental constitui etapas de primordial importância para a formação básica do educando, promovendo o desenvolvimento de suas capacidades para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação relações sociais, políticas e culturais diversificadas, fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática.
A proposta da Escola de Tempo Integral visa ampliar a jornada de permanência do educando, com duração mínima de nove horas diárias atendendo a população da comunidade composta de alunos que residem no Conjunto Filostro Machado I e II etapas, Residencial Morada Nova, Bairro Primavera e adjacentes, assegurando a todos os alunos orientação no cumprimento dos deveres escolares, condições adequadas para a prática de esportes, atividades artísticas culturais, garantindo inclusive, três refeições diárias.

1.3.1 – Situação Esperada

A Escola de Tempo Integral trabalha a relação escola-comunidade para a formação dos valores e produção de conhecimento e encontro com a diversidade cultural visando a permanência da criança na escola, com atividades propostas reforçando estratégias de ação educativa como:

· Diagnóstico das necessidades dos alunos e comunidade;
· Olhar atento para a diversidade cultural, ética e de gênero;
· Promoção do protagonismo de todos os envolvidos: pais, alunos, professores e comunidade;
· Enriquecimento do planejamento comunitário e participativo;
· Reflexão sistemática sobre a construção da cultura de paz;
· Aprimoramento das relações humanas, a partir da participação ativa da comunidade intra e extra escolar;
· Fortalecimento da auto-estima e a identidade cultural, desenvolvendo o sentimento de pertencimento da comunidade em geral;
· Ampliação da aprendizagem definida como sucesso escolar.

Essa proposta de trabalho as necessidades de sua comunidade escolar, leva o aluno a realimentar-se positivamente fortalecendo o sentido de pertencimento pra perspectiva de uma escola que propicia harmonia ao convívio humano.

1.4 – Identificação

A Escola Municipal Ayrton Senna da Silva localiza-se na Região Leste da Cidade de Anápolis, no Conjunto Filostro Machado, na Avenida Jornalista Euripedes Gomes de Melo Qd. 1 Lt. de A ao E, o espaço físico construído está assim distribuído três pavilhões com 15 salas de aula, três corredores, sala de professores, coordenação, secretaria, sala de vídeo, sala de computação, biblioteca, sala de dança, um auditório para 300 pessoas, cantina e refeitório para 400 crianças, 15 banheiros, uma quadra de esperte coberta.
A Unidade Escolar está inserida em uma comunidade que não dispõe de espaços físicos sócio-culturais áreas de lazer, sendo portanto uma comunidade carente na qual o grande referencial, ou seja, o ponto mais atrativo ainda é a escola.
A Escola atende aos critérios estabelecidos pelo Projeto Piloto de Escola de Tempo Integral ou seja, esta inserida em região de menor índice de desenvolvimento humano, e possui um ótimo espaço físico.
Esses critérios tornaram se requisitos importantes quando levou-se em conta a necessidade de diversos ambientes sociais e pedagógicos para o desenvolvimento das atividades do turno e contra turno, atividades estas que requerem ambientes apropriados, diferentes da sala de aula.


1.5 – Objetivos:

1.5.1 – Objetivo Geral:

Assegurar à criança formação que priorize o pleno exercício da cidadania e desenvolver habilidades físicas, intelectuais psicológicas e sociais. Complementando a ação da família e da comunidade, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e estudo posteriores.

1.5.2 – Objetivos Específicos:

Manter os estudantes em atividades construtivas, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;

Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;

Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular;

Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;

Orientar, com auxilio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons alimentos de higiene;

Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;

Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado a assistência necessária para a realização de suas tarefas;

Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, admitir as desigualdades sociais e consequentemente, reduzir os altos índices de violência;

Desenvolver ações e projetos educacionais atrativos que garantam ao educando a permanência e a conclusão do Ensino Fundamental, com sucesso;

Garantir a recuperação paralela no contra - turno com o objetivo de erradicar a “cultura da repetência”.

1.6 - Público atendido em 2009

A Escola Municipal Ayrton Senna da Silva atende à comunidade nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Centro Municipal de Educação Infantil
Total
134 crianças de 0 a 6 anos
1° anos
A – B - C
Total
76 crianças
2° anos
A- B - C- D
Total
101 crianças
3° anos
A- B
Total
64 crianças
4° anos
A – B - C
Total
95 crianças
5° anos
A – B - C
Total
90 crianças

1.7 - Diretrizes para funcionamento da Escola de Período Integral.

A Escola de Tempo Integral funciona nos turnos: matutino, onde desenvolve o currículo básico do ensino fundamental compreendendo os componentes curriculares da base nacional comum e da parte diversificada; vespertino, são realizadas oficinas curriculares, possibilitando o enriquecimento do currículo básico fortalecendo sua aprendizagem e desenvolvendo suas habilidades.

1.7.1 - Organização de Tempo Escolar

Jornada de 9 horas-aulas diárias; 5 aulas no matutino e 4 aulas no vespertino.

- Horário de Funcionamento

Matutino: 7:00 às 11:45 horas

Almoço: 11:45 às 13:00 horas

Vespertino: 13:00 às 16:40 horas, com 20 minutos de recreio

1.7.2 - Organização do Currículo

-Currículo básico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1° ao 5° ano

Língua Portuguesa
Artes
Educação Física
História
Geografia
Ciência
Matemática
Ensino Religioso

- Oficinas Curriculares

Orientação para o Estudo
Hora da leitura
Experiência Matemática
Informática básica no contexto Educacional
Inglês

- Atividades Curriculares Artísticas e Culturais

Dança
Música
Pintura
Desenho livre

- Atividades Curriculares Desportivas

Esporte
Recreação
Jogos

- Atividades de Enriquecimento Curricular

Recuperação Paralela

1.8 - Avaliação

A avaliação dos resultados será feita a partir de:

1 – Avaliação do rendimento dos alunos de acordo com a resolução CME n° 001/2004;

2 – Acompanhamento contínuo das atividades realizadas;

3 – Resultado obtido pelos alunos mediante análise dos gráficos de desempenho.

VISÃO ESTRATÉGICA


2.1- Valores
2.1.1 - Transparência

v Tudo é feito com honestidade exercendo uma gestão que demonstre clareza e sinceridade no trabalho desenvolvido por toda equipe.

2.1.2 - Valorização do Sujeito.

v Resgate da participação do aluno como sujeito ativo no processo de aquisição do conhecimento
2.1.3 - Excelência

v Buscamos oferecer um ensino que prime pela excelência, incentivando a qualificação de nossos profissionais, inserindo valores morais na formação de nossos educandos.

2.1.4 - Participação

v Primamos pelo trabalho em equipe, valorizando o próximo, suas idéias proporcionando a participação de todos.

2.1.5 - Ética

v Nos Comprometemos com um trabalho sério, respeitando a diversidade de idéias e de cultura contribuindo para com o processo de ensino e aprendizagem, por meio de um trabalho ético e responsável.


2.2 - Visão de Futuro

Queremos nos tornar uma escola de referencia entre as escolas publicas de Anápolis, pela qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes bem como, pela interação de nosso corpo docente administrativo no desempenho de suas funções.

2.3 - Missão
Oferecer um ensino de qualidade nos tornando uma escola de referencia entre as escolas publicas de nosso Município, adotando ações que busquem melhorar nossa infra-estrutura, diminuir os índices de evasão e repetência proporcionando maior participação da comunidade, buscando priorizar o respeito, a individualidade e a transparência na formação integral do indivíduo.

9 comentários:

  1. ola,gostaria de saber como incluir meus filhos nessa instituíção,tmbm endereço da escola.obrigada

    ResponderExcluir
  2. oi eu gostaria de saber como matricular meu filho para a escola em tempo integral tambem bjo e des de ja obrigado

    ResponderExcluir
  3. Ildaene, Oi eu gostaria muito de saber como incluir o meu filho de 7 anos nesta escola , á tempos procurava uma escola dessa para ele, moro aquir em Anapolis ha um ano e gostaria de saber direitinho onde fica mesmo esta escola. gostaria de obter uma resposta email ennerocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Erika: Já existem projetos para escolas de tempo integral para outras localidades em Anápolis? Quais?

    ResponderExcluir
  5. ola.gostaria de saber se ha vaga para a 2 e se posso matricular meu filho agora no meiodo ano....obrigado

    ResponderExcluir
  6. Gostaria d colocar Treis crianças nessa escola de período integral uma seis anos.outra de 8 e outra d dez.anos.como devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Como faço para fazer a matrícula..lorrainea867@gmail.com.

    ResponderExcluir