sábado, 2 de maio de 2009

Banda municipal da Prefeitura de Anápolis “Lira De Prata de Santana”

Em 1951, Anápolis era a maior cidade do interior goiano e não possuía uma banda de musica. Enquanto que muitas cidades menores contavam com boas bandas e orquestras.
A idéia de formar uma banda musical na cidade de Anápolis nasceu quando o musico Benedito Pereira da silva ( Maestro Ditinho), recém transferido do IBGE, de Pirinópolis para esta cidade, Propôs então ao diretor do colégio estadual “Jose Ludovico de Almeida”, Professor Heli Alves Ferreira, dar aulas gratuitas de teoria e praticas musicais aos alunos daquele estabelecimento. No dia primeiro de maio de 1954 a banda fez sua primeira apresentação em publico. Era composta por vinte integrantes. Em 1961, na gestão do prefeito Jonas Duarte, ela foi de comum acordo encampada ao seu numero de integrantes aumentado para 32, passando denominar se banda “Lira de Prata de Santana”, então maestro ditinho com seu grupo fez sua apresentação inicial como Lira de Prata de Santana no dia 31 de julho 1961, nas comemorações dos 54 aniversario da cidade.
Atualmente tem a regência o maestro Cristiano Batista, sendo o penúltimo maestro o Sub Oficial Jessé Mendes. A Banda tem se apresentado em inaugurações da cidade e outras cidades vizinhas, e fazendo um conserto por ano no teatro da cidade.
O repertorio da Banda é bem diversificado, atendendo aos mais diversos gostos culturais, seja MPB, música Erudita, folclórica, sertaneja genuína, ritmos do nordeste e internacionais.
A Banda é pesa importante para a história da cidade de Anápolis até mesmo porque dela saíram grandes músicos brasileiros de renome fora do país. Por exemplo, maestro Wandulho de Souza Resende, que atualmente trabalha com musica no EUA.
Ultimamente a Banda esta em decadência de músicos devido a ma importância que nossos prefeitos estão dando a ela, a Banda esta contando com vinte e dois músicos efetivos, precisando encarecidamente de um concurso publico para que incorporem novos músicos e musicistas. Os ensaios da banda são realizados todos os dias com duração de duas horas.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante à banda é um marco na cidade de Anápolis com uma história riquissima em cultura.Na minha opinião a mais importante história cultural de Anápolis pela história e por estar em atividade até os dias de hoje.
    Wesley moreira gomes MUs-5

    ResponderExcluir
  5. A banda liria de Prata também é uma unidade que trabalho e tenho o prazer de conhecer um pouco de sua historia . A banda é historia e tem feito historia na cidade de Anapolis um dos orgulhos de nossa prefeitura. abs lenny

    ResponderExcluir
  6. Eu sou neta Benedito Pereira da Silva , também estudei órgão na escola de música de Anápolis e fico muito feliz de ter herdado esse dom da música do meu querido avó. 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir