sábado, 2 de maio de 2009

Geografia

Características Geográficas de Anápolis

Área: 918,375 Km²
População: 331.329 habitantes de acordo com IBGE de 2008
Densidade Democráfica: 360,8 hab/Km²
Altitude: 1.017 metros

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis


Indicadores Sócio-econômicos

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,788 de acordo com PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) de 2000;
PIB (Produto Interno Bruto): R$ 3.772.370 de acordo com IBGE de 2006;
PIB per capita (por pessoa): 11.385,57 de acordo com IBGE de 2006.

Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Localização
Anápolis localiza-se a 54 quilômetros da capital do estado, Goiânia, ligadas pela BR-153, em um trecho totalmente duplicado. Encontra-se a cerca de 130 quilômetros de Brasília, unidas por meio de outra rodovia federal, a BR-060 também duplicada, além da BR-414, que conecta essas duas cidades através de Corumbá de Goiás. Rodovias estaduais ligam Anápolis a outras cidades, como a GO-222, para nerópolis e a GO-330, para Leopoldo de Bulhões.
Anápolis faz parte da região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro, o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, sendo a segunda maior cidade do estado, o terceiro maior município em população e o segundo em arrecadação de impostos.
O município ainda é composto por quatro distritos: Joanápolis, Sousânia, Interlândia e Goialândia.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Relevo
Apresenta características onduladas, com regiões convexas e tabulares amplas, fazendo parte do Planalto Central. Na maior parte de seu território possui relevo medianamente dissecado (erosões causadas pelas águas das chuvas e dos rios), com potêncial fraco para erosão. Apenas em duas áreas o relevo intensamente dissecados, com potencial de erosão forte – uma na fronteira de Anápolis com Abadiânia e Pirenópolis e a outras em um faixa da fronteira de Ouro Verde.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Clima
O clima de Anápolis é o tropical de altitude. Possui temperatura amena em quase todo o ano, ocislando entre 9ºC, (em junho e julho) a 33ºC (de janeiro a março), com média entre 20º e 23º C. O período mais frio é o de maio a setembro, caracterizado pela estação seca; e o período mais quente vai de outubro a abril, caracterizado pela estação das chuvas.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Vegetação
A cobertura vegetal do muncípio está bastante descaracterizada em decorrência da substituição das matas pela cultura de cereais e formação de pastagens. A região é ponto de contato entre o cerrado e a região da mata. No primeiro, podemos destacar a presença de árvores como o pau terra, o jacarandá, a aroeria, o pequi, etc. No segundo destacam-se o ipê-amarelo, o ipê-roxo, palmeiras, angico, amarelão, entre outras.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Hidrografia
A região de Anápolis se serve de duas bacias hidrográficas: a Platina e Amazônica. Os córregos e rios são de pequeno volume de água, muitas vezes estreitos e encachoeirados, com pequenas quantidades de peixes, o que não permite a navegação e a utilização dos rios para pesca em favor da economia.
Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1polis

Kim Christopher Machado Neves MUS 5

Um comentário:

  1. tivemos uma esposiçao maravilhosa aqui na cultura kim que falava sobre cerrado de joão caetano com o titulo figuras do cerrado . com certeza Anápolis tem muito a marcar tanto no brasil como em goias se destacando pelo seu clima agradavel e sua geografia . abs lenny

    ResponderExcluir