quinta-feira, 30 de abril de 2009

A economia de Anápolis


A cidade de Anápolis sempre teve vocação para o comércio e indústria, contribuindo, ao longo dos anos, para o crescimento do estado de Goiás.
Nas décadas de 50 e 60, Anápolis teve papel de destaque na construção de Brasília e Goiânia graças ao seu comércio atacadista e cerealista e da indústria cerâmica.
Nos anos 70, houve um salto no crescimento da cidade, com a criação de um distrito agroindustrial, fundamental para o seu desenvolvimento, e que nos anos 90 passou a ser referência tanto no Brasil quanto no exterior.
Na década de 90, com a construção de um pólo Farmoquímico, Anápolis passou a ter na fabricação de medicamentos genéricos seu mais importante produto.
.

Corpo de baile de Anápolis


O corpo de baile de Anápolis, ativo desde 2002, é um grupo que reuni os melhores profissionais na área da dança, selecionados a partir de uma audição aberta, onde professores da área avaliam e selecionam aqueles que apresentam maior desempenho.

O grupo representa a cidade em diversos concursos, como por exemplo, o Festdança em Goiânia, Dança em Caldas, concurso de Caldas Novas e muitos outros, tendo sido premiado em todas as coreografias. Nossos bailarinos se destacam pela versatilidade, pois além do ballet clássico, os integrantes têm buscado novas formas de dança fora também, sendo cobiçados por diversos grupos. Muitos hoje estudam em outras cias, como no caso do bailarino Eliabe Vieira, que já viajou para diversos países, como Dinamarca, Nova Yorque e também a bailarina Fabiane Clemonez, que atualmente é integrante do “ballet do estado”.

Atualmente o corpo de baile de Anápolis, está sob a direção da professora Jaqueline Marquezam, que integrou o grupo quando a direção era da conceituada professora Zulma Emrich. Na época, o grupo contava com mais de vinte integrantes e teve seu auge nos concursos, sendo alvo de elogios por professores estrangeiros, como o professor Serguei Alexandrov e a bailarina Ana Botafogo, que no ano de reabertura do grupo, apresentou com os bailarinos o conhecido “Lago dos cisneis”.

O grupo atualmente participa de concursos e leva a dança as escolas públicas e as crianças carentes da cidade em pequenas apresentações. As aulas acontecem na escola de dança da cidade.

Por: Ana Greice Alves T. Nogueira